O CENTRO PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Centro de Formação MARGUA, entre Mármore e Água, nasce da reestruturação dos Centros de Formação da Associação de Escolas que aconteceu em meados do ano de 2008, através da publicação do Despacho nº18039/2008, de 4 de Julho.

Antigamente denominado Centro de Formação ALBORVIL por agregar as escolas do Alandroal, Borba e Vila Viçosa, o Centro de Formação passou a integrar também as escolas de Sousel, Estremoz, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Mourão.

As escolas e agrupamentos desses oito concelhos juntaram-se no dia 17 de Julho de 2008 numa Associação de Escolas que originou a criação do Centro de Formação Margua, entre Mármore e Água, com sede na Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro em Vila Viçosa, que foi homologado por despacho do Sr. Director Regional de Educação do Alentejo, no dia 30 de Julho de 2008.

O nome do centro foi escolhido pelos Presidentes dos Conselhos Executivo das Escolas/Agrupamentos associados. Pretendeu-se uma denominação que espelhasse todos os concelhos da Associação. Assim, Margua é a sigla encontrada para a denominação “entre Mármore e Água”, dois recursos naturais característicos da zona geográfica que o Centro abrange: a zona dos Mármores (Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo, Sousel e Vila Viçosa) encostada ao rio Guadiana que banha alguns dos concelhos (Alandroal e Mourão).
 mapa
 

O Centro de Formação Margua, entre Mármore e Água, abrange assim grande parte dos Concelhos situados na zona Este do Alto Alentejo no distrito de Évora, acompanhando a descida do rio Guadiana até Mourão e tendo a sua sede bem no centro da conhecida zona dos Mármores.

A 1ª acreditação do Centro de Formação Margua, entre Mármore e Água, pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) data de 3 de Novembro de 2008: registo de acreditação CCPFC/ENT-AP-0273/08 (válido até 3/11/2011).

 

A realidade é que hoje o Centro de Formação Margua resulta de Dinâmicas de algum modo integradas no quadro da investigação-acção, numa perspectiva construtivista de natureza reflexiva, onde os diversos actores interagem numa lógica cooperativa: a Direcção do Centro, a Comissão Pedagógica, o Conselho de Acompanhamento da Gestão Administrativa e Financeira, os Professores que integram os grupos de trabalho do Centro, os Formadores, etc…

Para a construção do Centro têm vindo a contribuir igualmente todos os docentes que, nas respectivas Escolas Associadas, participam em projectos, desenvolvem actividades relacionadas com o centro ou que, através dele, ganham visibilidade, enriquecendo-se, facilitando aos outros o desenvolvimento da sua profissionalidade e permitindo ainda o aperfeiçoamento desta rede de formação.

 
Copyright © 2019 CENTRO DE FORMAÇÃO MARGUA. Todos os direitos reservados.
Joomla! é um Software Livre sob licença GNU/GPL.
logotipo_final.png
 
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje8
mod_vvisit_counterOntem15
mod_vvisit_counterEsta semana8
mod_vvisit_counterÚltima semana182
mod_vvisit_counterEste mês554
mod_vvisit_counterÚltimo mês817
mod_vvisit_counterTodos os dias557473

We have: 7 guests online
O seu IP: 34.229.97.16
 , 
Today: Mar 24, 2019