cfmargua@gmail.com
Rua Horta do Reguengo, 7160-201 VILA VIÇOSA

268 889 146

Logótipo
CENTRO DE FORMAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS
Partilha de Práticas de Integração do Digital
Home » Partilha de Práticas de Integração do Digital
bannercde

Ao longo do ano letivo de 2022/2023 o Embaixador Digital realizou visitas aos AE/ENA para acompanhamento de atividades letivas de integração do digital e de utilização dos kits Tecnológicos. Estas atividades são indicadas e ou dinamizadas pelas Equipas de Desenvolvimento Digital das Escolas, a quem se agradece a colaboração. O objetivo deste espaço de partilha é proporcionar a todos os colegas exemplos de boas práticas, com recurso ao digital e à utilização do Kits Tecnológicos, que possam servir de incentivo à utilização regular destes recursos em sala de aula.

Práticas educativas Inovadoras - Pequeno Repositório
No âmbito do Plano de Transição Digital, a Direção-Geral de Educação (DGE), em estreita colaboração com os Centros de Competência TIC (CC TIC), os Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE) e os Embaixadores Digitais, solicitou às escolas que preenchessem algumas brochuras, com o objetivo de divulgar práticas inovadoras com o digital em Webinars que foram acontecendo entre abril e junho de 2023. O CFAE e os seus AE/ENA associados contribuíram com as seguintes práticas, passíveis de serem replicadas por outros professores. O Centro de Formação MARGUA, entre Mármore e Água, agradece a todos os colegas que partilharam as suas práticas.
Aula de Geografia

Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, 28 de março de 2023 - Profª Lúzia Barroso.

A aula começou com o preenchimento de o questionário de avaliação formativa no Google Forms, disponibilizado aos alunos no Classroom da turma. A avaliação incidiu sobre conteúdos lecionados em aulas anteriores e teve como objetivo dar feedback aos alunos sobre a sua aprendizagem nessas aulas.
Nos momentos seguintes da aula os alunos realizaram um conjunto de atividades de pesquisa, recolha e análise de dados, com recursos a ferramentas digitais, que visaram criar um “mapa” com informações de determinados países. Cada aluno escolheu um país e reuniu informação sobre a capital, cultura, história, pontos turísticos, saúde, população e outros aspetos relevantes para dar a conhecer esse país aos seus colegas num Padlet colaborativo.
No final da aula, o Embaixador Digital perguntou a um dos alunos o que achou da utilização das ferramentas digitais na aula. O aluno, Martim Mata, respondeu o seguinte: “prefiro realizar atividades com os computadores e aplicações digitais porque são mais práticas, são mais interativas e posso colaborar com os colegas para as realizar”.
Aula de Matemática

Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz, 24 de fevereiro de 2023 - Profª Dora Manguinhas.

No dia 24 de fevereiro de 2023 o Embaixador Digital deslocou-se à ESRSI de Estremoz, a convite do Diretor, Luís Miguel Rato, para assistir à aula de matemática do 9º B. A aula de matemática sobre razões trigonométricas de um ângulo agudo colocou aos alunos o seguinte problema: medir o logótipo da escola desenhado na parede frontal do edifício e em posição elevada.
Através de um guião de trabalho, fornecido pela docente, os alunos procederam à determinação dos ângulos de determinados pontos do logótipo através de um quadrante previamente construído por eles. Mais tarde no Google Earth determinaram a distância do ponto de observação ao edifício onde se encontra o logótipo e com estes dados procederam à determinação da largura e altura do logótipo. Finalmente no Geogebra procederam ao desenho esquemático dos triângulos que lhes permitiram chegar às medidas da figura inscrita na parede do edifício escolar. Os trabalhos finais foram disponibilizados num Padlet construído para o efeito.
O trabalho foi realizado em grupo, com uma parte no exterior da sala de aula e outra no interior com a ajuda dos PCs do Kit Tecnológico. Os alunos trabalharam entusiasticamente e perceberam a aplicação da matemática ao colocarem-se num papel de iniciantes de topógrafos. Este é um exemplo claro de boas práticas letivas facilitadas pelo digital e de articulação entre disciplinas, uma vez que o objetivo final é desenhar o logótipo com fitas de LEDs, programadas no Arduíno, na disciplina de TIC.
Aula de Matemática

Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz, 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2023 - Profª Marina Cachucho

Nas aulas de Matemática do 8º ano (31 janeiro a 2 de fevereiro), no âmbito do tema “Vetores, translações e Isometrias”, foram realizadas duas tarefas utilizando o Geogebra (software gratuito de matemática dinâmica).
Projeto de Cidadania e Desenvolvimento

Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz, 01 de fevereiro de 2023 - Profª Dora Manguinhas

No âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento, realizado na disciplina de MACS, foi proposto aos alunos das duas turmas a utilização do computador para a realização das atividades.
Na turma 11ºD, com o tema "Radiografia ao Planeta Terra", os alunos trabalharam no Google Earth para a aplicação dos Modelos de Grafos. Construíram ligações, fizeram medições entre países e encontraram a distância mais pequena na viagem pelos países que irão constar no projeto. O trabalho final do projeto será um vídeo.
Na turma 11ºE, com o tema "Estamos lixados", os alunos trabalharam no GeoGebra para a aplicação dos Modelos Populacionais. Com base nos dados do "PorData" sobre a reciclagem em Portugal, construíram gráficos e encontraram o modelo que se adequava a cada situação. O trabalho final do projeto será uma exposição.
Aula de Biologia e Geologia

Escola Secundária Rainha Santa Isabel de Estremoz, 25 de janeiro de 2023 - Profª Manuela do Pomar

Os alunos trabalham diariamente fazendo pesquisas e compondo textos sobre os temas propostos na aula.
Também já elaboraram PowerPoints e apresentaram os trabalhos que elaboraram individualmente e em grupo. O recurso regular aos computadores fornecidos pela escola facilita a colaboração entre os alunos e a comunicação com a professora que oferece feedbak individualizado e mais regular.
Aula de Matemática

Agrupamento de Escolas Vila Viçosa, 3, 5 e 10 de janeiro de 2023 - Profºs Maria Margarida Guégués e João Constantino

Os alunos tiveram de resolver uma tarefa no Geogebra Classroom de forma a investigarem e reconhecerem as propriedades dos quadriláteros para depois poderem formular conjeturas acerca da classificação destas figuras planas.

Sem acesso a este programa informático uma tarefa como esta envolveria uma construção geométrica muito mais morosa e com menor fiabilidade. Desta forma os alunos podem verificar de forma muito rápida se alterando um pouco a figura a hipótese formulada se mantém ou não, de forma muito intuitiva e com um bom suporte visual.
Aula de Biologia

Agrupamento de Escolas Vila Viçosa, 29 de novembro de 2022 - Profª Anabela Quadrado

Os alunos do 12 º A, divididos em 2 grandes grupos, prepararam trabalhos para apresentar aos colegas das escolas parceiras no projeto Erasmus+ - Meet4T. O projeto tem como objetivo principal diminuir a pegada ecológica da escola e participam alunos de mais 3 países: França (país coordenador), Dinamarca e Itália.

Nesta aula os alunos recorreram às ferramentas digitais para produzir vídeos, marcadores, cartazes e outros recursos para uma campanha de sensibilização que ajude a reduzir a pegada ecológica do edifício escolar. Estes materiais serão apresentados aos colegas das escolas parceiras durante as mobilidades. Todo o trabalho desenvolvido, incluindo as mobilidades está disponível no site do projeto, no endereço: https://hgls49.wixsite.com/erasmus2021-2023.

Aula de Física-Química

Agrupamento de Escolas de Redondo, 8 de novembro de 2022 - Profª Cláudia Carriço

Nesta aula foi feita a relação dos conteúdos da física (movimento) com os acidentes rodoviários e com os anúncios das várias campanhas de prevenção rodoviária. Os alunos utilizaram os Kits para realizar várias pesquisas e partilhar conclusões  em Padlets e outras plataformas digitais. A professora mostrou vídeos sobre a temática, fez algumas exposições iniciais e definiu as formas de abordar os trabalhos, depois foi acompanhando as várias atividades e prestou orientações individuais.